Histórico

Apresentação

A APPACDM de Mirandela é uma Instituição certificada recentemente pelos referenciais EQUASS, e cuja missão é oferecer actividades, intervenções, alojamento aos clientes e apoio de qualidade às suas famílias que potencie a participação das pessoas com deficiência mental em todos os aspectos da sua vida, estabelecendo parcerias e promovendo o desenvolvimento dos colaboradores.

Presta atendimento a pessoas com deficiência mental e tem em funcionamento duas respostas sociais: Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) para 30 clientes com deficiência mental e características associadas, cujas capacidades não lhes permitam a passagem a uma formação profissional e/ou emprego protegido. Recentemente, abriu a resposta social Lar Residencial para 24 pessoas com deficiência mental privadas do seu agregado familiar “normal”.

 

Histórico

 

A falta de estruturas de apoio a crianças e jovens com deficiência mental no concelho de Mirandela levou a que um grupo de pais, amigos e educadores, em 1997, orientados pela Drª. Narcisa Ferreira de Magalhães Castro,  congregassem esforços no sentido da criação de uma resposta social adequada a este público-alvo.

1

Foi feita uma Assembleia de Pais, Amigos e Educadores no sentido de se organizarem e criarem as bases de uma Instituição. Desta forma procedeu-se à sensibilização do meio e autarquias locais para o problema da deficiência mental; formação de uma Comissão Instaladora; elaboração de propostas de sócios; levantamento do número de cidadãos com deficiência mental no concelho de Mirandela e levantamento do número de abonos complementares pagos pela Segurança Social.

2

Negociaram-se vários Protocolos de Cooperação com diferentes Instituições e Autarquia (Instituto da Segurança Social I.P., Câmara Municipal de Mirandela, Instituto Piaget, Escola Secundária, Centro de Saúde, Centro de Emprego) fundamentais ao arranque e funcionamento do projecto. Em 2000 a APPACDM de Mirandel passou a Associação Autónoma por escritura pública com estatutos próprios.